quinta-feira, 5 de junho de 2008

E a vida continua ...

Estar aqui no Japão, pode para alguns parecer uma grande aventura, mas muitas vezes parece ser mais fácil que em certos países europeus. Com a tal excepção do idioma, a abertura das pessoas e a sua simpatia supera alguns pseudo-problemas. Claro que a mania da perfeição, por vezes leva a alguns problemas, pois se há algum desvio às regras, ficam sem saber o que fazer e o que dizer dando sempre em confusões.

Bem, mas não quero explicar porque demorei 2 horas para comprar um jogo numa loja ... águas passadas. Claro que o facto de não ser fluente tb não ajudou muito, pois quando estão nervosos dá-lhes para falarem a 100, e claro eu fico ainda mais baralhada e nervosa.
Mas para compensar esta semana estive 3 horas no paleio com duas japonesas e uma chinesa, Nihongo dake!!!! isto é, apenas em japonês!!! Digam lá que não estou orgulhosos.... eheheh Pelo meio lá lhes contei as diferenças de culturas, e adoraram o facto de saber que em Portugal não temos de andar o tempo todo a calçar e descalçar, daí as minhas sandálias e ténis muitas vezes demorarem séculos a sair ... não tenho prática, nem os atacadores e presilhas são os acessórios preferidos daqui como podem imaginar. Mas claro que eles tb os usam, mas de uma maneira peculiar, tenho de filmar ...pois so visto!!
Mas para vos mostrar que há aqui muita qualidade de vida, para além dos passeios turisticos, aqui pertinho há uma data de coisas para nos divertirmos.

Jogos tradicionais ( eu diria portugueses ..eheheh) em Kanayama
Campos de Treino de Baseball



Passeios no lago de Myoshi


Jogos de Futebol



(Japão 1- 0 Costa do Marfim)



Como devem imaginar, os apoiantes não estava propriamente ao rubro...os nossos gritos "Nippoonnnnnnnnn" ouviam-se em todo o estádio, apesar de la estarem 40 000 pessoas



Bowling

(olhem a pose de profissional..)

2 comentários:

Anónimo disse...

Admiro-te...a sério...por estares a adaptar-te (aparentemente) tão bem, a uma cultura em tudo diferente...a lingua então...

osátiro disse...

Blog excelente.
Cultura pouco conhecida em Portugal- a não ser pelos carros e electrónica-, é agradável visitar este canto para contactar com o Japão.
Felicidades pelo "Sol Nascente".