segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Happy New Yearrr


Aqui celebrámos em grande a entrada no ano 20!!!!!


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Dias festivos ...

POis é ...como estamos longe de casa ..decidimos ter não uma mas DUAS vésperas de Natal!!!!


Para começar recebemos os colegas japoneses do Gonçalo para virem vivenciar um Natal português aqui em casa dia 23!!!!



Os preparativos
Os protagonistas





Gonsaru-san



Tachibana-san



Mena-san



Rusariu-san





Hamajima-san e Yuriru-shan


Sakai-san e Kai-san



Bolo de Gelado Natalicio (oferenda do Himajima)




Mas Natal não é Natal sem ....



Brincadeiras




Bacalhau


Sorrisos e montes de loiça suja



Prendas






Foi divertido, só espero que eles tenham também apreciado! Mas como convém todos disseram que adoraram a comida e a noite ...mas como aqui é tudo Oishii (Delicioso) nunca se sabe!



Bem, dia 24 tivemos a segunda dose, e desta vez também tivemos alguma companhia!




E mais preparativos....


Mais iguarias ...





Mas não falatarm momentos para mais tarde recordar ...




Dia 25 claro, ficamos a preguiçar e a brincar com os brinquedos novos ..eheheh



Mas depois tivemos uma pessima ideia de ir a Seto, não sabiamos na altura que era feriado e que estava tudo fechado, estava mesmo deprimente, as lojas todas fechadas enfim..até parecia Portugal no dia 25!



A sorte foi que estava um restaurante aberto e a D.mena lá teve que se amanhar com os pauzinhos. Podia ter sido uma dor de cabeça ...


Mas até não se safou nada mal ... ela depois revela a técnica criada por ela!



Para acabar o dia em beleza, fomos a uma casa de jogos e tiramos as famosas fotografias, que se podem a posteriori decorar .....








Bem ... agora volto aqui para contar as aventuras em Toquio de 1 a 5 de Janeiro .Espero também notícias de todos.


Um óptimo Ano Novo para as nossas famílias, amigos, colegas e também para os amigos que fizemos ao escrever este Blog!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Pequenas Curiosidades

Das duas vezes que fui a convivios com crianças japonesas, tive que explicar onde ficava Portugal no Mapa Mundi e das duas vezes me surpreendi, que o nosso pais de repente estava um bocado mais à esquerda ... sempre pensei em partilhar isto mas tenho me esquecido, até que li um post dum blog que leio regularmente o Muito Japão e lá me lembrei de vos presentear com esta versão egocêntrica:





Mas isto não é tudo, é engraçado como eles assumem que tudo é tipico japonês:

Por exemplo as tangerinas, pensam que é uma fruta tipica do inverno japonês (Mika) e que o Diospiro (Kaki) é a fruta tipicamente japonesa, este ultimo por momentos convenceram-me pois estou farta de os comer e em Portugal nem vê-los pois fazem-me uma impressão estranha na boca ... aqui são docinhos e viciantes!!

Estes e outros pormenores vão ser partilhados brevemente pela D. Mena que chega sexta e lá terá de se habituar ao calçar e descalçar em todo o lado (incluindo nos provadores das lojas), às pequenas toalhas humidas para lavar as mãos antes das refeições, aos menus todos em japonês (mas com os modelos da comida em plástico na entrada do restaurante).




Aos berros "Irrashaimase!"quando se entra em qualquer estabelecimento, das vénias a toda a hora, aos pauzinhos, da condução do lado esquerdo, dos canais parvos na tv, e dos olhares curiosos....ehehehhe!



Bem, como são tantas as pequenas regras e diferenças, aqui fica um video com algumas regras de etiqueta:






Em breve ponho outros... estamos sempre a aprender não há duvida!

Quanto a mim tenho ficado mais por casa e pela biblioteca, tenho uma tese para entregar em Março ..bahhh :(((




O que me safa é a companhia do Geri (Diarreia em japonês, palavra que o Gonçalo aprendeu muto rápido, visto o seu mentor passar a vida a partilhar com ele os estados emocionais do seu estômago e intestinos)!!!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cristmasu time !!!!

Quem me disse que por aqui não se celebrava o Natal, estava muito enganado, aqui há também correrias nas lojas e decorações em todo o lado, já para não falar das musiquinhas tipicas, e até mesmo o George Michael com o "Last Christas I gave you my heart!" na secção dos peixes no supermercado (ainda não percebi bem a relação, aceitam-se sugestões)!!!

Aqui é mais celebrado tipo dia dos namorados, pois na noite de 24 os parzinhos vão jantar a restaurantes mas chiques e trocam presentes. Dia 25 claro, trabalha-se!!!
As crianças também recebem mas apenas um presente grande e depois doces e outros snacks que normalmente vêm dentro de uma bota feita para o efeito, que se vende em todas as superficies comerciais por esta altura.

Aqui por casa também já se sente, já temos uma árvore e alguns presentes em baixo, e hoje fui ao correio despachar uns para a terrinha!
No sábado eu, o Gonçalo e outros amigos fomos convidados para uma festa de Natal com crianças japonesas em que tinhamos de contar como é o natal no nosso país!

Lá explicamos o que comiamos e o que faziamos, mas acho que o que mais gostaram foi mesmo de saber que nesse dia não havia escola!
Aqui ficam umas fotos dos nossos amigos de sábado:






Bem, no final os pais natais apareceram para distribuir prendas


DE noite a festa continuou mas na Tv Tower em Nagoya, festa de Natal da toyota ( só para quem veio da europa, portanto eramos maioritariamente os mesmos de sempre...)


Houve uma troca de prendas e a maioria das prendas eram de extrema utilidade:

Koen com a sua máscara de wrestler


Eva com o seu corta-unhas fashion



Alessandro com a sua capa protectora para o volante



Foi tudo muito bonito, mas a comida era em quantidade para estomagos japoneses, logo quando saimos fomos ao famoso Mr. Donuts!!!




domingo, 2 de dezembro de 2007

Matcha, Kotatsu,Galo de Barcelos, Febre e afins ...

Na ultima quinta-feira (Mokuyôbi) fui passear com a Taeko-san.

Primeiro fomos a uma livraria/café onde almoçamos ao mesmo tempo que consultavamos livros. O mais giro de se ver foi mesmo o Atlas em que Portugal lá aparecia, apenas com algumas cidades indicadas, depois disse-lhe onde morava, e ela lá leu o Katakana. Eu estava à espera que ela lê-se qualquer coisa como Lisboa, mas não foi mesmo Estoril, nem queria acreditar, mas que cena, não estava lá nem Cascais, nem Oeiras ...ehehhe

Depois fui a casa da Taeko para um chá Matcha ( em pó) e para ela me ensinar apenas uma pequena parte da Cerimónia do Chá, sim porque os rituais são tantos,que se eu quisesse mesmo saber teria de fazer um curso.


Fui super bem recebida, preparámos tudo, comemos os doces tipicos (Com castanha e feijão Azuki) e depois fomos relaxar para a sua mesa aquecida no tatami (kotatsu) em Portugal chamariamos a isto uma Coberta.
Ponho aqui uma foto só para terem uma ideia:


Isto era tudo muito lindo se o chão dela não fosse gelado e se eu não tivesse andado para lá descalça e me tivesse constipado.

Mas pronto, já passou!

Mas a parte mais engraçada do dia foi quando ela disse:

- Deram isto à minha mãe e ela nunca soube o que fazer com isto!

Decidi tirar logo uma foto com o telemovel, para poder partilhar



Bem ela sabia que o Galo de Barcelos era um simbolo de Portugal (Ufff ainda bem pois não lhe sabia explicar se ela não soubesse, vou agora pesquisar para não ficar na ignorância) o que ela não sabia era para que servia este paninho às camadas! Lá lhe expliquei que aquilo tem umas molinhas que se ajustam e depois se metem pães em cada bolsinha individual, mas não sei se ela lá ficou muito convencida da utilidade disto, nem euuuu!

Bem por agora é tudo, ando a ver se me aplico e ponho aqui uns videos que tenho andado a prometer nomeadamente o em que apareço a falar em japones ao microfone ..Socorro!