domingo, 2 de dezembro de 2007

Matcha, Kotatsu,Galo de Barcelos, Febre e afins ...

Na ultima quinta-feira (Mokuyôbi) fui passear com a Taeko-san.

Primeiro fomos a uma livraria/café onde almoçamos ao mesmo tempo que consultavamos livros. O mais giro de se ver foi mesmo o Atlas em que Portugal lá aparecia, apenas com algumas cidades indicadas, depois disse-lhe onde morava, e ela lá leu o Katakana. Eu estava à espera que ela lê-se qualquer coisa como Lisboa, mas não foi mesmo Estoril, nem queria acreditar, mas que cena, não estava lá nem Cascais, nem Oeiras ...ehehhe

Depois fui a casa da Taeko para um chá Matcha ( em pó) e para ela me ensinar apenas uma pequena parte da Cerimónia do Chá, sim porque os rituais são tantos,que se eu quisesse mesmo saber teria de fazer um curso.


Fui super bem recebida, preparámos tudo, comemos os doces tipicos (Com castanha e feijão Azuki) e depois fomos relaxar para a sua mesa aquecida no tatami (kotatsu) em Portugal chamariamos a isto uma Coberta.
Ponho aqui uma foto só para terem uma ideia:


Isto era tudo muito lindo se o chão dela não fosse gelado e se eu não tivesse andado para lá descalça e me tivesse constipado.

Mas pronto, já passou!

Mas a parte mais engraçada do dia foi quando ela disse:

- Deram isto à minha mãe e ela nunca soube o que fazer com isto!

Decidi tirar logo uma foto com o telemovel, para poder partilhar



Bem ela sabia que o Galo de Barcelos era um simbolo de Portugal (Ufff ainda bem pois não lhe sabia explicar se ela não soubesse, vou agora pesquisar para não ficar na ignorância) o que ela não sabia era para que servia este paninho às camadas! Lá lhe expliquei que aquilo tem umas molinhas que se ajustam e depois se metem pães em cada bolsinha individual, mas não sei se ela lá ficou muito convencida da utilidade disto, nem euuuu!

Bem por agora é tudo, ando a ver se me aplico e ponho aqui uns videos que tenho andado a prometer nomeadamente o em que apareço a falar em japones ao microfone ..Socorro!

1 comentário:

Angelo disse...

Vou querer ver isso! :)